Orçamento Público - Princípios

Os princípios do orçamento público são específicos dentro do direito financeiro, mas similares aos princípios do direito administrativo. Os princípios permeiam e orientam as normas orçamentárias. São eles:

  • Universalidade: todas as receitas e despesas brutas e líquidas devem estar previstas em lei. Os créditos adicionais são uma exceção, por serem aprovados mediante situação excepcional superveniente à lei orçamentária.
  • Anualidade: cada exercício financeiro deve ter sua lei orçamentária específica. As previsões das receitas e despesas públicas devem referir-se, sempre, a um período limitado de tempo.
  • Exclusividade: as leis orçamentárias só podem disciplinar matéria financeira, não podendo conter dispositivo estranho à fixação da despesa e à previsão da receita, segundo art. 165, §8º, 1ª parte, CF.
  • Unidade: todas as receitas e despesas devem estar em uma só lei, ou conjunto único de leis financeiras, e serem geridas por uma única conta. Conforme o art. 2º da Lei nº 4.320/64, o orçamento deveria ser uno, ou seja, deveria existir somente um documento orçamentário, uma peça orçamentária única agrupando as receitas e despesas do Estado para determinado exercício financeiro. Hoje, entretanto, com a existência de três instrumentos normativos em matéria orçamentária, o princípio da unidade não mais se preocupa com a unidade documental, ou formal, mas com a unidade de orientação política. Passou a significar que atos legislativos devem estar de acordo com os fins públicos propostos.
  • Não afetação dos impostos: a receita dos impostos não é vinculada à atividades específicas, salvo no caso de transferências obrigatórias, percentuais para saúde e educação, garantia de operações de crédito e fomento de fundos especiais.
  • Equilíbrio: as receitas devem cobrir as despesas.
  • Programação: o orçamento deve refletir um plano, ou orçamento-programa. Isto decorre da própria natureza do orçamento, que é a expressão quase completa do programa de cada um dos órgãos e entidades que constituem o setor público.
  • Transparência: deve existir publicação em formato compreensível para o público em geral. A LRF consagrou o princípio da transparência orçamentária, ao determinar que seja dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos, de acesso público, aos documentos relevantes.
Encontrou um erro?

Deixe um comentário

Escreva aqui seu comentário e ajude outras pessoas!
user avatar Tharlison Da Silva Lima (17/11/2023)

EXCELENTE