Interceptação Telefônica

Questão 1.

Klaus, réu primário, está sendo processado pelo crime tipificado no art. 171 do Código Penal (CP), sob a acusação de ter obtido vantagem econômica de uma mulher residente em outro estado, com quem fingia manter relacionamento amoroso pela Internet, ao exigir dela transferências de altas quantias como prova de amor, tendo sido alto o valor do prejuízo financeiro da vítima. A denúncia foi instruída com a transcrição de interceptação telefônica e telemática autorizada pelo juiz, que entendeu ser este o único meio de prova possível. Klaus não foi localizado no endereço que consta nos autos e acabou sendo citado por edital. 

Considerando a situação hipotética anterior, julgue o item a seguir.

A prova obtida pela interceptação das comunicações telefônicas e telemáticas é lícita e regular como meio de prova do crime praticado por Klaus.
 

A
Certo
B
Errado
Questão 2.

Assinale a opção correta no que diz respeito à interceptação telefônica.

A
Não se admite interceptação telefônica de ofício pelo juiz.
B
No pedido de interceptação telefônica, a situação objeto da investigação deve ser descrita com clareza, inclusive com a indicação e qualificação dos investigados, salvo impossibilidade manifesta, devidamente justificada.
C
A gravação que não interessar à prova poderá será inutilizada por decisão da autoridade policial que presidir o inquérito.
D
Não há qualquer possibilidade de o pedido de interceptação telefônica ser feito verbalmente.
E
O pedido de interceptação de comunicação telefônica deve conter a demonstração de que a sua realização seja necessária à apuração de infração penal, dispensando-se a indicação dos meios a serem empregados.
Encontrou um erro?

Deixe um comentário

Escreva aqui seu comentário e ajude outras pessoas!