A metodologia é o caminho que deverá ser traçado para se atingir o objetivo da pesquisa e responder à pergunta do problema, responder como, onde, quanto e com o que pesquisar.
A partir da revisão bibliográfica, embasamento teórico, é necessário escolher os métodos em sentido estrito, definição dos termos e indicadores utilizados, delimitação do universo.
Marco ou referencial teórico é o conjunto de ideias ou teorias que guiarão a pesquisa e sua interpretação. Pode ser o pensamento de um autor ou uma teoria ou uma corrente de pensamento. Recomenda-se apoiar-se no trabalho do autor como um todo e não apenas uma obra.
Lembrando que outros autores podem ser adotados, desde que dialoguem com seu marco teórico. A conclusão do trabalho deve estar alinhada com o viés teórico.
O método ou metodologia em sentido amplo será dividido em três aspectos:
Um exemplo seria a técnica de pesquisa por meio de questionário, o método do procedimento estatístico e por comparação e o método de abordagem por indução.
Também é preciso definir os termos essenciais para o desenvolvimento do trabalho. Por exemplo, ao investigar a relação entre nível de escolaridade, pobreza e criminalidade a partir do perfil dos detentos, deve-se definir primeiramente o que será entendido por detento, quais são e como se medem os níveis de escolaridade, o que se entende por pobreza e quais os crimes a investigar.
O universo sobre o qual a pesquisa irá se debruçar deve ser definido de forma geográfica, temporal, por gênero, pela natureza do ato investigado, entre outros.