Projeto de Pesquisa I - Noções, Estrutura e Piloto
O projeto de pesquisa é requisito para iniciar uma pesquisa mais extensa, como o trabalho de conclusão de curso, a iniciação científica, a pós-graduação, e a submissão de um trabalho para uma agência de fomento. Uma boa pesquisa precisa de um bom projeto de pesquisa. Para isso, iremos seguir os seguintes passos:
Ideia ---> Revisão ---> Anteprojeto ---> Projeto ---> Piloto ---> Pesquisa
Noções essenciais
A pesquisa vem da curiosidade despertada em um pesquisador frente algum tema, sendo importante, então, organizar as suas condições de elaboração. Sendo assim, para começar a elaborar o projeto de pesquisa, é interessante responder algumas perguntas:
- Quem vai pesquisar? Apenas eu ou uma equipe?
- O que será pesquisado? Ou seja, qual é o objeto?
- Para que e por que pesquisar? Quais os objetivos?
- Como, onde, quanto e com o quê pesquisar?
- Quando pesquisar? Quanto tempo vai demorar?
- Quanto vai custar?
Revisão e anteprojeto
Após responder às perguntas iniciais, é necessário fazer um estudo preliminar, a fim de determinar até onde essa matéria já avançou. Precisamos entender o que já foi escrito sobre o tema, para não fazer pesquisa repetida ou explorar um tema sob uma perspectiva que já foi abordada diversas vezes.
Para isso iremos realizar uma revisão bibliográfica, que consiste em revisitar estudos anteriores para compreender o que já foi escrito sobre o assunto. A partir dai, começa-se a fazer um anteprojeto, isto é, um esboço de quais tópicos são importantes para construir um todo coerente e profundo sobre o tema escolhido.
Projeto de pesquisa
As perguntas iniciais estão conectadas diretamente aos elementos essenciais da sua pesquisa e irão auxiliar a confecção do seu projeto. Vejamos:
- Apresentação: quem vai pesquisar?
- Objeto: o que pesquisar?
- Objetivos: para que pesquisar?
- Justificativa: por que pesquisar?
- Metodologia: como, onde, quanto e com o que pesquisar?
- Cronograma: quando pesquisar?
- Orçamento: quanto vai custar?
Pesquisa piloto ou pré-teste
Especialmente para pesquisas empíricas é importante fazer um pré-teste ou projeto piloto para testar o instrumento de coleta de dados, revelando as dificuldades fáticas que se apresentarão na execução da pesquisa. Dessa forma, será possível avaliar qual a metodologia adequada para se utilizar na persecução dos objetivos propostos e reformulá-la segundo as dificuldades identificadas.