Exercícios de Fixação

Fim do Curso!
Questão 1.

Julgue as afirmativas a seguir:

I - O Direito Internacional Público pode ser conceituado como o conjunto de princípios e regras jurídicas (costumeiras e convencionais) que disciplinam e regem a atuação e a conduta da sociedade internacional, visando alcançar as metas comuns da humanidade e, em última análise, a paz, a democracia, a segurança e a estabilidade das relações internacionais.

II - A concepção formalista conceitua o Direito Internacional Público como tudo o que provém de uma fonte internacional.

III - A concepção tradicional de DIP, tida como positivista e restritiva, é a baseada na corrente estatal, segundo a qual somente os Estados podem ser sujeitos de Direito Internacional, e contrair direitos e obrigações na ordem jurídica internacional.
 

A
Apenas a alternativa I é correta.
B
Estão corretas II e III
C
Apenas a alternativa II é correta.
D
Todas estão corretas
Analista Legislativo - Consultor Legislativo Área XVIII (CESPE/ CEBRASPE) - 2014
Questão 2.

Considerando que a história da evolução do direito internacional público é, em certa medida, a história da evolução do Estado nacional moderno, julgue os itens subsequentes.

O direito internacional público surgiu na Idade Moderna, como disciplina jurídica subsidiária ao poder absolutista dos soberanos europeus e do Estado nacional moderno, a partir de estudos sobre direitos referentes à guerra e à paz entre as nações.

A
Certo
B
Errado
Questão 3.

Consagrada por instrumentos internacionais, esta teoria acredita que o fundamento mais concreto da aceitação generalizada do Direito Internacional Público emana do entendimento de que o Direito Internacional se baseia em princípios jurídicos alçados a um patamar superior ao da vontade dos Estados, mas sem que se deixe totalmente de lado a vontade desses mesmos Estados.

De qual teoria o trecho acima aborda?

A
Teoria voluntarista
B
Teoria objetivista
C
Teoria realista
D
Teoria objetivista temperada
Questão 4.

Julgue as afirmativas a seguir:

I - Os tratados internacionais são, de forma incontestável, a principal e mais concreta fonte do Direito Internacional Público atualmente.

II - Os tratados internacionais trazem segurança e a estabilidade às relações internacionais.

III - Para Mazzuoli, os tratados internacionais não são superiores às leis internas.

A
Apenas a alternativa I é correta.
B
Estão corretas I e II
C
Apenas a alternativa II é correta.
D
Todas estão corretas
Questão 5.

Julgue as afirmativas a seguir:

I - Através de um fenômeno histórico, o Direito vai deixando de somente regular questões internas para também disciplinar atividades que transcendem os limites físicos dos Estados.
II- O Direito Internacional Público apresenta algumas questões complexas, que podem ser resolvidas sem uma parcela de boa vontade dos Estados.
III - O Direito Internacional Público disciplina e rege prioritariamente a sociedade internacional, formada unicamente pelos Estados nacionais.

A
Apenas a alternativa I é correta.
B
Estão corretas I e II
C
Apenas a alternativa II é correta.
D
Todas estão corretas
Juiz Federal Substituto (CESPE) - 2017
Questão 6.

Um problema perene que envolve discussões teóricas e práticas é a coexistência de normas internacionais com normas nacionais. A esse respeito, assinale a opção correta.

A
As correntes teóricas que estabelecem critérios para justificar a solução de conflitos normativos entre as normas internacionais e as normas internas prescindem dos ordenamentos jurídicos nacionais.
B
O fato de um Estado não poder invocar uma norma jurídica doméstica para se escusar de uma obrigação internacional significa que o direito internacional ignora o direito interno.
C
Na hipótese de conflito entre uma norma constitucional e uma norma internacional prevalecerá a primeira, pois apregoa-se a obrigatoriedade do direito internacional às regras do direito interno, em decorrência de uma percepção teórica de um monismo do tipo internacionalista.
D
As correntes teóricas dualistas, ainda que moderadas, apregoam uma visão que engloba de forma indistinta tratados internacionais, costumes e princípios gerais de direito.
E
Considera-se o monismo do tipo internacionalista dialógico uma corrente adequada para tratar de conflitos normativos que envolvam direitos humanos, visto que poderia haver a aplicação da norma de direito interno em detrimento da de direito internacional ou vice-versa.
Encontrou um erro?

Deixe um comentário

Escreva aqui seu comentário e ajude outras pessoas!