Olá, pessoal! Sejam muito bem-vindos e bem-vindas a mais um curso do Trilhante.
Neste módulo será abordada uma temática fundamental para a compreensão do processo: os vícios processuais, também conhecidos na doutrina como nulidades processuais ou invalidades processuais.
Essas três expressões – vícios, nulidades e invalidades – são empregadas como sinônimos por diferentes autores.
No entanto, ao longo deste curso, será adotado, majoritariamente, o termo “vícios processuais”, considerado o mais abrangente e predominante na doutrina especializada.
O objetivo será explorar os principais aspectos dos vícios processuais, indo além da intuição que muitos estudantes têm sobre o tema.
Ainda que a ideia de nulidade seja, por vezes, evidente (como, por exemplo, uma citação feita de forma irregular), o Código de Processo Civil e a doutrina apresentam detalhes técnicos importantes, que frequentemente são cobrados em provas e concursos.
Ao longo das aulas, será seguido o seguinte roteiro: