Acentuação Gráfica

Acentuação Gráfica

Na língua portuguesa, a acentuação gráfica é feita de acordo com a tonicidade das sílabas. Destarte, todas as palavras de duas ou mais sílabas possuem uma sílaba tônica, sobre a qual recai o acento prosódico, isto é, o acento perceptível na fala. Veja-se:

es - per - te - za  |  ca - pí - tu - lo  | tra - zer |  e - xis - ti - rá

Dessas quatro palavras, note que apenas duas receberam o acento gráfico. Logo, conclui-se que acento prosódico aparece em todas as palavras que possuem duas ou mais sílabas. Já o acento gráfico caracteriza-se por marcar a sílaba tônica de algumas palavras. É o acento da escrita.

Classificações da Sílaba Tônica

Para classificar uma palavra quanto à tonicidade, ou seja, de acordo com a sílaba tônica, verificamos qual é a sílaba mais forte e qual a posição dessa sílaba de trás para frente nas palavras e, de acordo com esse posicionamento, classificamo-las em oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas.

São classificadas como oxítonas as palavras em que a sílaba tônica é a última; como paroxítonas, as palavras em que a sílaba tônica é a penúltima e, por fim, as proparoxítonas são as palavras em que a sílaba tônica é a antepenúltima.

Quando estudamos a sílaba tônica, é importante prestar atenção também nas palavras que são monossílabos, pois estas possuem uma classificação diferente, podendo ser átonas ou tônicas, assunto que será abordado em momento oportuno do módulo.

Oxítonas

Sílaba tônica: última

Acentuam-se as oxítonas terminadas em:

a(s): sofá, sofás
e(s): jacaré, vocês
o(s): paletó, avós
em, ens: ninguém, armazéns

Paroxítonas

Sílaba tônica: penúltima

Acentuam-se as paroxítonas terminadas em:

l fácil
n pólen
r cadáver
ps bíceps
x tórax
us vírus
i, is júri, lápis
om, ons iândom, íons
um, uns álbum, álbuns
ã(s), ão(s) órfã, órfãs, órfão, órfãos
ditongo oral (seguido ou não de s) jóquei, túneis

Proparoxítonas

Sílaba tônica: antepenúltima

As proparoxítonas são todas acentuadas graficamente. Exemplos: 

  • trágico, patético, árvore

Monossílabos

Os monossílabos, conforme a intensidade com que se proferem, podem ser tônicos ou átonos.

Os tônicos possuem autonomia fonética, sendo proferidos fortemente na frase onde aparecem. Acentuam-se os monossílabos tônicos terminados em:

a(s): lá, cá 
e(s): pé, mês 
o(s): só, pó, nós, pôs

Os átonos não possuem autonomia fonética, sendo proferidos fracamente, como se fossem sílabas átonas do vocábulo a que se apoiam.

Exemplos: o(s), a(s), um, uns, me, te, se, lhe nos, de, em, e, que, etc.