Mecanismos de Coesão Textual
MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL
REFERÊNCIA
As referências são mecanismos que garantirão a coesão e, assim, a unidade do texto. Podem ser pronomes, advérbios e artigos.
Como por exemplo, no trecho: “A garota está de férias. A garota aproveitou o momento para viajar” – com a referência, podemos garantir melhoria do texto dessa forma à “A garota está de férias e aproveitou o momento para viajar”.
ELIPSE
É um instrumento usado para omitir-se um termo a fim de evitar a sua repetição.
Como exemplo, novamente o trecho: “A garota está de férias. A garota aproveitou o momento para viajar” – com a elipse, podemos omitir a palavra “garota” e deixá-la de modo subentendido no contexto dessa forma à “A garota está de férias, aproveitou o momento para viajar”.
LEXICAL
É o uso de palavras ou expressões sinônimas de algum termo subsequente.
Como exemplo, a frase: “O presidente foi a Portugal. Na terra de Camões, foi homenageado por intelectuais e escritores” – com o mecanismo lexical, foi possível substituir o termo “Portugal” por “terra de Camões”, que, no contexto, são expressões sinônimas.
SUBSTITUIÇÃO
É usada para abreviar sentenças inteiras, substituindo-as por uma expressão com significado equivalente.
Como exemplo, no trecho: “O presidente viajou para Portugal e o ministro dos Esportes fê-lo também” – a frase “fê-lo também” irá retomar a sentença “viajou para Portugal”. O presidente viajou pra Portugal e o ministro fez isto também.
OPOSIÇÃO
É o emprego de alguns termos que possuem valor de oposição a fim de tornar o texto mais compreensível.
Por exemplo: “Estávamos todos aqui no momento do crime, porém não vimos o assassino”.
CONCESSÃO OU CONTRADIÇÃO
São empregados alguns termos (embora, ainda que, se bem que, apesar de, conquanto, mesmo que) com o intuito de indicar uma contradição.
Por exemplo: “Embora estivéssemos ao lado do mercado, não fizemos a compra”.
CAUSA
São empregados alguns termos (porque, pois, como, já que, visto que, uma vez que) com a finalidade de indicar a causa de algo mencionado anteriormente.
Como exemplo: “Gostei do filme pois o roteiro é bastante criativo”.
CONDIÇÃO
É o emprego de termos (caso, se, a menos que, contanto que) com objetivo de indicar uma condição.
Por exemplo: “Caso os pacotes cheguem, encaminhem-nos.”.
FINALIDADE
São empregados alguns termos (para que, para, a fim de, com o objetivo de, com a finalidade de, com a intenção de) com intuito de indicar uma finalidade.
Por exemplo: “Ela ligou a fim de perguntar a data da entrevista.”.