Campo Lexical e Campo Semântico
CONCEITOS: CAMPO LEXICAL E CAMPO SEMÂNTICO
CONCEITOS
1. Léxico
É o conjunto de palavras utilizadas em uma língua ou em um texto. Cada idioma tem seu conjunto lexical, ou seja, um arsenal de palavras que compõem sua linguagem. Assim, o léxico do Português é um, o léxico do Alemão é outro e o léxico do Mandarim, ainda, outro totalmente particular. É pelo fato de ser cada léxico peculiar a uma língua que algumas palavras em um idioma não possuem correspondência em outro! É fato, no mais, que a língua é viva: seu léxico está em constante alteração. Palavras morrem e neologismos surgem ao longo do tempo. Por este motivo, além de que o número de vocábulos de qualquer idioma é incontável, é que não é possível a ninguém dominar completamente léxico algum.
2. Semântica
É o estudo das significações das palavras, dos significados dos vocábulos existentes em uma língua. Ora, a semântica não é sempre única já que várias das palavras com que ela trabalha são polissêmicas – podem ter mais de um significado e sentidos diferentes a depender de sua colocação contextual. Trata-se de área um pouco mais abstrata de estudo da linguagem.
Tendo visto as definições de léxico e semântica, vejamos em que consistem seus campos:
CAMPO LEXICAL
É formado pelas palavras que derivam de um mesmo radical. Para exemplificar, o campo lexical da palavra porta seria porteira, portão, portaria, etc., e o campo lexical da palavra pedra seria pedregulho, pedraria, pedrinha, pedreira, etc.
...Ou pelas palavras que pertencem a uma mesma área de conhecimento, de forma que a palavra porta possui, também, em seu campo lexical, vocábulos como construção, batente, maçaneta, etc., e a palavra pedra, vocábulos como rocha, minério, etc.
Podemos, ainda, reunir um campo lexical dos sentimentos: amor, alegria, raiva, carinho, saudade, ira, etc.
CAMPO SEMÂNTICO
É o conjunto dos significados que a palavra possui, lembrando que uma palavra pode ser polissêmica, ou seja, ter muitos sentidos e trazer muitos significados, possivelmente influenciados, ainda, por sua aplicação a diferentes contextos ou por influência de outras palavras, principalmente se houver função poética envolvida no texto (em poemas, narrações, dissertações...). Para exemplificar, o campo semântico da palavra banco seria assento sem encosto ou local de operações financeiras, enquanto o campo semântico da palavra dama seria senhora de nobreza, peça de jogos, mulher, etc.