Publicado em: 21/11/2019 por Ederson Santos Pereira Rodrigues


O que é o Podcast?

O avanço da tecnologia trouxe muitas novidades para a humanidade, principalmente quando falamos em comunicação. Computadores, celulares, tablets, vídeos, plataformas de streaming, blogs, redes sociais e todo tipo de mídia. Mas em terras brasileiras tem um personagem que vem ganhando cada vez mais espaço: o Podcast!

Essa mídia é produzida e divulgada de maneira semelhante a um programa de rádio, mas sob demanda. Os ouvintes podem acessar o conteúdo quando quiserem, bastando clicar no play ou baixar o espisódios - é justamente essa praticidade que atrai cada vez mais pessoas.

Os temas também variam bastante, abordando assuntos de lazer (humor, música, cinema, TV, esportes) ou assuntos de cunho profissional (ciências, política, educação). Inclusive na área jurídica os Podcasts estão bem representados, veja as nossas indicações dos 10 melhores podcasts de direito!

Com tantas opções e a praticidade de receber informação enquanto faz outras coisas, o público brasileiro se tornou cada vez mais engajado em acompanhar os programas de Podcasts. Tendo isso em vista, algumas pesquisas foram realizadas e nós trouxemos os dados aqui para vocês.

Crescimento em números e em receita

 

No mês de outubro, a plataforma Deezer fez uma pesquisa utilizando seus dados e de outras plataformas de streaming, indicando que os programas de áudio sob demanda cresceram 67% no ano de 2019. Além da prórpia Deezer, os dados foram obtidos no Spotify, Apple iTunes e Google Podcasts.

O crescimento não foi somente em números, mas também com relação ao engajamento do brasileiro com os Podcasts: entre os ouvintes, 25% consomem mais de uma hora de programas por dia! De acordo com dados do Ibope, 19% dos usuários totais da internet escutam podcasts diariamente, utilizando principalmente os smartphones como dispositivo.

Aproveitando o crescimento exponencial dessa mídia, as empresas começaram a investir cada vez mais em publicidade e programas originais. A tendência é que esse crescimento atinja números tão expressivos quanto os dos EUA, onde cerca de 76,4 milhões de pessoas consomem regularmente podcasts.

O eMarketer estima que as receitas para anúncios em podcasts vão chegar à US$ 659 milhões (110% de crescimento) em 2020 nas terras do tio Sam.

E você querido leitor? Já escutou seu Podcast hoje?