Pena Privativa de Liberdade
Trata-se da forma mais drástica de imposição da sanção penal e divide-se em:
- Reclusão: a pena é cumprida em regime fechado, semiaberto ou aberto, em estabelecimento de segurança máxima ou média.
- Detenção: a pena é cumprida em regime semiaberto, ou aberto, em colônia agrícola, industrial ou estabelecimento similar ou em casa de albergado, respectivamente. Assim, na pena de detenção, o regime inicial nunca poderá ser o fechado, independentemente da pena aplicada, mas pode haver necessidade de transferência para o regime fechado.
- Prisão simples: aplicável somente às contravenções penais. É cumprida sem rigor penitenciário em estabelecimento especial ou em seção especial de prisão comum (art. 6°, LCP). Ela só compreende os regimes semiaberto ou aberto, sem a possibilidade de regressão de pena.
Art. 33 - A pena de reclusão deve ser cumprida em regime fechado, semi-aberto ou aberto. A de detenção, em regime semi-aberto, ou aberto, salvo necessidade de transferência a regime fechado.
O regime inicial de cumprimento de pena será influenciado por três fatores: a reincidência, quantidade de pena e circunstâncias judiciais.
Há ainda uma definição no Código Penal de limite para as penas privativas de liberdade:
Art. 75. O tempo de cumprimento das penas privativas de liberdade não pode ser superior a 40 (quarenta) anos.
§ 1º Quando o agente for condenado a penas privativas de liberdade cuja soma seja superior a 40 (quarenta) anos, devem elas ser unificadas para atender ao limite máximo deste artigo.
Regime Especial Feminino
Art. 37 - As mulheres cumprem pena em estabelecimento próprio, observando-se os deveres e direitos inerentes à sua condição pessoal, bem como, no que couber, o disposto neste Capítulo.
Conforme o art. 5°, XLVIII, a pena é cumprida em estabelecimentos diferentes conforme a natureza do delito, a idade e o sexo do apenado.
As mulheres devem cumprir pena em estabelecimento próprio, observando-se os deveres e direitos inerentes à sua condição pessoal.
Ademais, as presidiárias gestantes e lactantes não devem ser privadas da companhia de seus filhos.
Súmulas Aplicáveis
A Súmula 718, do Supremo Tribunal Federal, define que:
A opinião do julgador sobre a gravidade em abstrato do crime não constitui motivação idônea para a imposição de regime mais severo do que o permitido segundo a pena aplicada.
Ou seja, os regimes fechado, semiaberto e aberto são definidos em caráter inicial pelo tempo de cumprimento da pena (até quatro anos em regime aberto, de 4 a 8 anos em semiaberto e 8 anos em fechado) e a pena inferior a 8 anos não pode ser convertida em regime fechado por considerações do juiz sobre a gravidade do crime.
Ainda, a Súmula 719, do Supremo Tribunal Federal, estipula: “A imposição do regime de cumprimento mais severo do que a pena aplicada permitir exige motivação idônea.”
Deixe um comentário
Estou gostando das aulas muito esclarecedoras.
Olá, Maria das Graças, que bom que está gostando. Lembro que existe uma versão mais atualizada deste curso: https://trilhante.com.br/curso/teoria-da-pena-2.