Tudo sobre a Peça

Procurador do Trabalho (MPT) - 2012
Questão 1.
Sobre o mandado de injunção é CORRETO afirmar que:
A
Segundo a Constituição da República, a Justiça do Trabalho tem competência para conhecer e julgar mandados de injunção, quando o ato omissivo for da alçada de autoridade não sujeita à competência constitucional de outro Tribunal e desde que se encaixe na competência material disciplinada pelo art. 114 da Constituição. Nestes casos, o Ministério Público do Trabalho é legitimado para promover a ação constitucional, na própria Justiça do Trabalho.
B
Conforme dispõe a literalidade da Constituição da República, conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania, à cidadania e aos direitos sociais.
C
Segundo a jurisprudência mais recente do Supremo Tribunal Federal, a decisão prolatada em sede de mandado de injunção terá efeitos erga omnes e constitutivos, no sentido de notificar a autoridade responsável pela omissão, concedendo-lhe prazo para sanar a lacuna e, ao mesmo tempo, reconhecendo o caráter concretista individual.
D
Segundo a jurisprudência mais recente do Supremo Tribunal Federal, a decisão prolatada em sede de mandado de injunção terá efeitos erga omnes e constitutivos, no sentido de reconhecer o caráter concretista, até que autoridade legisle sobre a matéria, a qual deverá seguir os regramentos básicos estabelecidos pela Excelsa Corte brasileira.
Defensor Público (CESPE) - 2009
Questão 2.
Com relação ao mandado de segurança e ao mandado de injunção coletivo, assinale a opção correta.
A
Se um partido político ajuizar mandado de segurança coletivo, esta ação induzirá litispendência caso algum cidadão ajuize individualmente uma ação sobre o mesmo fato.
B
Para que uma entidade de classe possa ajuizar mandado de segurança coletivo, a pretensão veiculada deve ser de interesse da totalidade da respectiva categoria.
C
O entendimento atual do STF é de que é cabível liminar em mandado de injunção.
D
Segundo o STF, entidade de direito privado é parte passiva ilegítima em mandado de injunção.
Encontrou um erro?

Deixe um comentário

Escreva aqui seu comentário e ajude outras pessoas!
Luiza Machado Maldoando (30/12/2023)

Não entendi a 1a questão nem a justificativa.

user avatar Marcelo Pinzo Lisboa Da Cruz (27/01/2024)

Olá, Luiza, poderia explicar melhor o que você não entendeu? Se for mais cômodo, pode usar o nosso chat no ícone laranja e branco no canto inferior esquerdo da tela.

Michelle Costa (01/07/2021)

aula bem objetiva