Exercícios Extras

Fim do Curso!
Questão 1.

Analise as assertivas a seguir a respeito das infrações e sanções administrativas a que se refere a Lei de Licitações e Contratos:

I. A sanção de impedimento de licitar e contratar impedirá o responsável de licitar ou contratar no âmbito da Administração Pública de todos os entes nacionais, pelo prazo mínimo de três anos. 

II. Ao responsável pelas infrações administrativas previstas na Lei de Licitações e Contratos, além da obrigação de reparação integral de eventual dano causado à Administração Pública, serão aplicadas as seguintes sanções: advertência, multa, impedimento de licitar e contratar, e declaração de inidoneidade para licitar ou contratar. 

III. No caso de aplicação de multa em valor que supere o montante necessário à reparação integral do dano causado à Administração Pública, fica excluída a necessidade da referida reparação.

Quais estão corretas? 

A
Apenas I
B
Apenas II
C
Apenas III
D
Apenas I e II
E
Apenas II e III
Questão 2.

Sob a égide da nova lei de licitações e contratos administrativos, o Tribunal Regional do Trabalho da Yª Região, após procedimento licitatório, celebrou contrato administrativo com a sociedade empresária Alfa. No curso da execução do contrato, a sociedade empresária Alfa deu causa à inexecução parcial do contrato. O TRT verificou, no bojo de regular processo administrativo em que foram assegurados contraditório e ampla defesa à contratada, que a inexecução praticada não causou grave dano à Administração, ao funcionamento dos serviços públicos ou ao interesse coletivo, razão pela quando não se justificava a imposição de penalidade mais grave à contratada.

Com base na Lei nº 14.133/2021, a sanção que o TRT da Yª Região deve aplicar à sociedade empresária Alfa é

A
a advertência.
B
a multa e impedimento de licitar e contratar.
C
o impedimento de licitar e contratar.
D
a declaração de inidoneidade para licitar ou contratar.
E
a suspensão por até 90 (noventa) dias no direito de licitar e contratar.
Questão 3.

Em janeiro de 2022, a sociedade empresária Gama, após processo licitatório, celebrou contrato administrativo com a União, por meio do Ministério Beta, para prestação de determinados serviços. No curso da execução do contrato, a sociedade empresária Gama prestou declaração falsa e praticou ato fraudulento, causando danos à União, em razão da prestação dos serviços contratados de forma diversa do que foi acordado, dos pontos de vista qualitativo e quantitativo. Após regular processo administrativo, observando todas as cautelas legais, com base na Lei nº 14.133/2021, a União deve aplicar à sociedade empresária Gama a sanção administrativa de: 

A
impedimento de licitar ou contratar no âmbito da Administração Pública direta e indireta federal, pelo prazo máximo de três anos;
B
declaração de inidoneidade para licitar ou contratar no âmbito da Administração Pública direta e indireta de todos os entes federativos, pelo prazo mínimo de três anos e máximo de seis anos;
C
impedimento de licitar ou contratar no âmbito da Administração Pública direta e indireta de todos os entes federativos, pelo prazo mínimo de cinco anos e máximo de oito anos;
D
ressarcimento integral do dano ao erário, implantação ou aperfeiçoamento de programa de integridade, e impedimento de licitar ou contratar no âmbito da Administração Pública direta e indireta federal, pelo prazo máximo de oito anos.
Questão 4.

Julgue a assertiva abaixo como verdadeira ou falsa.

A aplicação da sanção de inidoneidade leva à automática extinção unilateral do contrato administrativo em curso.
 

A
Verdadeira
B
Falsa
Delegado de polícia (VUNESP) - 2022
Questão 5.
É correto afirmar que a Lei n° 14.133/2021 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos), entre outras alterações, no que se refere aos crimes,
A
passou a contemplar modalidades de crimes culposos em licitações e contratos administrativos, apenando-os com detenção.
B
apenas alterou a Lei nº 8.666/1993, aumentando as penas previstas nas tipificações existentes.
C
considerou como hediondos alguns crimes em licitações e contratos administrativos previstos na Lei n° 8.666/1993.
D
tipificou novas condutas omissivas como contravenção penal, apenando-as com prisão simples e multa.
E
revogou os crimes previstos na Lei n° 8.666/93, inserindo no Código Penal novas tipificações de crimes em licitações e contratos administrativos.
Promotor de Justiça Substituto (MPE-SP) - 2022
Questão 6.
Assinale a alternativa correta sobre a extinção dos contratos administrativos, considerando o regime da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei no 14.133/2021). 
A
A Lei no 14.133/2021 previu expressamente o direito do contratado à extinção do contrato nas hipóteses legais imputáveis à Administração contratante.
B
A aplicação da sanção de inidoneidade leva à automática extinção unilateral do contrato administrativo em curso.
C
Um dos pressupostos da validade da extinção unilateral dos contratos administrativos é o inadimplemento do contratado.
D
A extinção unilateral do contrato administrativo não leva necessariamente à execução das garantias prestadas, mas determina a retenção dos créditos contratuais até o limite das multas aplicadas.
E
A extinção unilateral dos contratos administrativos tem natureza sancionatória e deve ser considerada na dosimetria das penas contratuais.
Questão 7.

Classifique a afirmativa abaixo como verdadeira ou falsa.

A pena de advertência, nos termos da nova Lei de Licitações, será aplicada sempre que o contratado der causa à inexecução total ou parcial do contrato.

A
Verdadeiro
B
Falso
Questão 8.

Classifique a afirmativa abaixo como verdadeira ou falsa.

O atraso injustificado na execução do contrato sujeitará o contratado a multa de mora, cuja aplicação impedirá que a Administração a converta em compensatória ou, ainda, que promova a extinção unilateral do contrato.

A
Verdadeiro
B
Falso
Questão 9.

Classifique a afirmativa abaixo como verdadeira ou falsa.

Os contratos firmados depois da publicação da Lei 14.133/21 até 29/12/2023 poderão seguir o regime da Lei 8.666 ou o novo regime. Após essa data, só poderá ser aplicado o regime da Lei 14.133. 

A
Verdadeiro
B
Falso
Questão 10.
NÃO corresponde à sanção administrativa prevista na Lei nº 14.133/2021:
A
Impedimento de licitar e contratar.
B
Multa
C
Advertência
D
Declaração de inidoneidade para licitar e contratar
E
Suspensão total ou parcial de atividades
Encontrou um erro?

Deixe um comentário

Escreva aqui seu comentário e ajude outras pessoas!
Érica Leal (15/11/2023)

Poderia me explicar melhor a questão 3? Meio confuso esse prazo.

user avatar Marcelo Pinzo Lisboa Da Cruz (29/01/2024)

Olá, Érica, perdão pela confusão, a alternativa não estava batendo com o gabarito. Já corrigimos.

Ivone Terezinha Paula Da Silveira Abbade (22/08/2023)

Curso maravilhoso.