Conceitos Básicos do Excel

Vejamos algumas noções básicas sobre o programa Microsoft Excel 2016, que nada mais é que um editor de planilhas com diversas ferramentas, o qual pode ser usado para diversos fins.

INTERFACE DO BACKSTAGE

Acima, podemos ver o backstage do Excel 2016. É a tela que aparece assim que abrimos o programa.

Vamos identificar os itens do menu do Backstage (faixa verde da imagem).

1. Informações

Nesta aba, é possível encontrar as informações gerais sobre o arquivo em  que o usuário está trabalhando, além de opções para proteger, verificar e gerenciar a pasta de trabalho (o arquivo).

2. Novo

Esta opção permite que o usuário comece a trabalhar em um novo arquivo (chamado de pasta de trabalho), que poderá ser iniciado em branco ou com alguma das opções pré-formatadas oferecidas.

3. Abrir

Esta opção permite que o usuário abra um arquivo já existente de Excel (na memória do computador, na rede, no tablet, pen drive, etc.) para ler ou editar.

4. Salvar

Salva o documento que está aberto no momento no lugar escolhido pelo usuário.

5. Salvar como

Salva uma cópia do arquivo aberto no momento com nome passível de alteração e no local escolhido pelo usuário.

6. Imprimir

Abre opções para imprimir o arquivo que está aberto no programa.

7. Compartilhar

Permite compartilhar com outras pessoas o documento que está sendo trabalhado por meio de OFICCE 365 (memória virtual, nuvem) ou por e-mail.

8. Exportar

Esta opção permite mudar o documento que está sendo trabalhado para outro formato (extensão diferente do padrão .xls).

9. Publicar

Por meio dessa opção, é possível publicar seu arquivo no Power BI ou outros serviços compatíveis.

10. Fechar

Permite fechar o documento que está sendo trabalhado no momento. Documentos abertos em outras janelas do Excel permanecem abertos.

11. Conta

Aqui é possível acessar a conta Microsoft do usuário e sincroniza-la com conta do One Drive, modificar o tema ou fechar sua sessão no programa.

12. Comentários

Permite que o usuário faça comentários sobre o programa para a empresa do pacote Office.

13. Opções

Com esta opção, o usuário tem aceso às opções gerais do Excel, nas quais é possível alterar a forma de visualizações do programa.

INTERFACE DO EXCEL