- CTRL + C: Copiar
- CTRL + V: Colar
- CTRL + X: Recortar
- Setas: Navegação
- CTRL + Seta: Ir para a primeira célula na direção da seta usada que possua um valor
- F12 ou Arquivo + Salvar como: Cria uma cópia do arquivo com um novo nome
- CTRL + P ou Arquivo + Imprimir: Imprimir
- F5: Ir para (e permite que usuário digite célula para qual deseja ir).
Objetos
- Inserir objeto: entrar na aba Inserir e escolher opção no grupo Ilustrações.
- Redimensionar objeto: clicar em redimensionar imagem inserida. Dica: segure
Shift para redimensionar imagem mantendo a mesma proporção dela.
- Tirar um instantâneo: permite fazer uma captura da tela atual (estilo
print screen).
Lista Suspensa
Uma lista suspensa é um recurso visual que permite gerar opções dentro de uma tabela. Para acessá-la, basta clicar em um ícone de seta, que normalmente fica ao lado do campo a ser preenchido. Esse recurso permite que o usuário escolha uma informação cadastrada previamente, um "autocompletar". Essa característica resulta em dois benefícios: evita a entrada de dados errados e, ao mesmo tempo, agiliza o processo, pois não é preciso digitar. A Lista Suspensa é utilizada quando se busca:
- Facilitar o acesso a alternativas (dados) em uma tabela;
- Limitar as opções a serem escolhidas na lista;
- Organizar melhor a natureza/especificação de itens em uma planilha.
Como criar
- Em uma nova planilha (além da que já estava sendo trabalhada), digite as informações que se pretende incluir na lista suspensa. Essas entradas devem estar em uma única coluna ou em uma única linha, sem células em branco.
- Para dar nome à lista, basta selecionar todos os itens e clicar com o botão direito do mouse. No menu, clique na opção
Definir Nome e forneça um nome sem espaço entre os caracteres.
- Na planilha original (a que estava sendo trabalhada primeiro), selecione os campos em que deseja colocar a lista suspensa e clique na aba
Dados e no item Validação de Dados.
- Na janela
Validação de Dados, configure o campo Permitir com Lista e no campo Fonte digite o nome que foi dado à lista suspensa.
- Clique na aba
Mensagem de entrada, selecione a opção Mostrar mensagem de entrada ao selecionar célula, digite um título e uma mensagem para ser exibida. Assim, ao clicar no campo onde a lista suspensa está configurada, o título e a mensagem de entrada digitados serão exibidos.