Primeiramente, importante lembrar que ditongos formam-se diante do encontro de duas vogais pronunciadas em uma só sílaba — por exemplo: ideia (ei é um ditongo). Os ditongos são abertos quando constituídos por vogais abertas e fechados quando constituídos por vogais fechadas ou nasais.
Com o novo acordo ortográfico, deixaram de existir os acentos nos ditongos abertos de palavras paroxítonas (que possuem acentuação na penúltima sílaba), como: moreia, europeia, paranoia, centopeia e onomatopeia. Diante disso, palavras como ideia, jiboia, odisseia etc. perderam o acento nesse novo acordo ortográfico.
Assim, somente serão acentuados os ditongos abertos em monossílabos e oxítonas. Exemplos: anéis, céu, anzóis.
O hiato acontece quando há duas vogais juntas em uma mesma palavra, mas em sílabas diferenciadas. Veja os exemplos abaixo:
sa-ú-depa-ra-í-baso-arDestarte, é interessante observar que, quando as vogais fazem parte da mesma sílaba, não ocorre um ditongo e, sim, a figura do hiato. Confira os exemplos: “sábia” e “sabiá”. Em sá-bia ocorre o encontro vocálico ia, tratando-se de um ditongo, já que as duas vogais estão na mesma sílaba. Por outro lado, o vocábulo sa-bi-á possui encontro vocálico também no iá, mas trata-se de um hiato, já que as vogais estão juntas, porém pertencem a sílabas diferentes.
Dessa forma, acentuam-se o i e o u quando forem tônicos, estiverem formando hiato com a última vogal da sílaba anterior e estiverem sozinhos ou seguidos de s na sua própria sílaba. Exemplos: saúde, saída, atraí, baía, balaústre, ciúme, egoísmo, faísca, cafeína.
Observação: se, nas palavras oxítonas, mesmo com ditongo, o i e o u estiverem no final, haverá acento: tuiuiú, Piauí, teiú.
Exceções à regra:
nh: rainha, tainha, moinho.bai-u-ca, fei-u-ra, sau-i-pe, bo-cai-u-va.Pára / Para: Pára (verbo) x Para (preposição). O verbo possuía acento antes do acordo ortográfico, mas esse acento caiu, tornando a identificação um pouco mais difícil. Assim, somente o contexto da oração poderá determinar se se trata de verbo ou preposição. Ex.: “Ele não para para pensar.” (o primeiro para é verbo; o segundo, preposição)
Pêlo / Pelo: Pêlo (substantivo) x Pelo (contração). Da mesma forma que no item anterior, o acento do substantivo caiu, deixando as duas escritas idênticas. Ex.: “Pelo que entendemos, o pelo do cachorro caiu.”
Pôr / Por: Pôr (verbo) x Por (preposição). Diferente dos casos anteriores, aqui a reforma ortográfica não removeu o acento do verbo, permanecendo a diferenciação por meio da escrita. Ex.: “Vou pôr o dinheiro no banco por precaução.”
Pôde / Pode: Pôde (pretérito perfeito do indicativo) x Pode (presente do indicativo). Este acento também se mantém após a reforma ortográfica, diferenciando a escrita referente ao pretérito perfeito e ao presente. Ex.: “Ontem ela não pôde vir, mas hoje ela pode.”
Têm / Tem; Vêm / Vem: O acento circunflexo será utilizado para diferenciar o termo na 3.ª pessoa do plural. Assim, na 3.ª pessoa do plural — “eles” — usam-se têm e vêm. O mesmo se aplica aos verbos derivados: “Ele mantém / Eles mantêm”; “Ele detém / Eles detêm”.