Publicado em: 11/12/2023 por Caroline Antunes


Olá Trilheiros(as)! 

Sabemos que existem várias técnicas eficazes para melhorar o estudo e a memorização. O texto de hoje abordará justamente algumas dessas técnicas para contribuir no processo de vocês. 

Prontos?

Vamos lá! 

Método Feynman

O Método Feynman é uma técnica de estudo que envolve explicar um conceito complexo de forma simples para ajudar a aprofundar a compreensão. Ao tentar explicar o assunto como se estivesse ensinando a outra pessoa, você identifica lacunas em seu conhecimento e pode revisar essas áreas com mais detalhes.

Outra dica válida é: utilize um gravador e escute depois. A gravação pode ser utilizada para aperfeiçoamento pessoal, tanto para aperfeiçoamento do conteúdo técnico como para aperfeiçoamento da oratória. Além disso, você pode utilizar sua própria explicação para revisar!

Método de estudo Interleaved

O Método de estudo Interleaved é o estudo intercalado. Esse método envolve alternar entre diferentes tipos de materiais de estudo, matérias ou tópicos de forma aleatória.

Ao invés de estudar um único assunto de cada vez, você intercala diferentes assuntos ou matérias. Isso ajuda a melhorar a retenção e a transferência de conhecimento, pois exige que seu cérebro faça conexões entre diferentes informações.

Por exemplo, você pode estudar a teoria de direito constitucional por uma hora, depois mudar para a teoria de direito constitucional por mais 1 hora e, em seguida, estudar direito processual civil. O estudo intercalado também pode ser aplicado para alternar matérias e fontes de estudo. Por exemplo, você pode estudar a teoria de direito constitucional por uma hora, depois estudar a lei seca de direito constitucional e, em seguida, fazer questões de direito processual civil. 

Essa variação estimula o cérebro a se adaptar e a processar informações de maneira mais eficiente.

De toda forma, pensando em cronograma de estudos, esse método exige maior organização do estudante!

Técnica Pomodoro

A Técnica Pomodoro envolve dividir o tempo de estudo em intervalos de trabalho e descanso. Tradicionalmente, um intervalo de trabalho consiste em 25 minutos de estudo intenso, seguido por um intervalo de descanso de 5 minutos. 

Após quatro intervalos de trabalho, é recomendado fazer um intervalo de descanso mais longo. Essa técnica ajuda a manter o foco e a evitar a fadiga mental.

É importante apontar que o intervalo de trabalho e descanso pode variar de pessoa para pessoa. Assim, é possível realizar um intervalo de trabalho de 1 hora, por exemplo, seguido por um intervalo de descanso de 15 minutos.

Flashcards

Os flashcards são cartões com perguntas e respostas que ajudam a revisar informações de maneira interativa. 

Você pode criar flashcards para conceitos-chave, vocabulário, fórmulas ou qualquer informação que precise memorizar. Ao revisar os flashcards regularmente, você fortalece a memória e a recuperação de informações.

Você pode elaborar flashcards manualmente. Escreva a pergunta na frente do cartão e a resposta no verso. 

Existem alguns aplicativos que permitem realizar os flashcards digitalmente. Um exemplo gratuito e extremamente completo é o Anki. Baixando o aplicativo, é possível elaborar diversos tipos de flashcards e alterar configurações de revisão. 

Mapas mentais

Os mapas mentais são diagramas visuais que ajudam a organizar informações e fazer conexões entre conceitos. Você começa com uma ideia central e, em seguida, ramifica para tópicos relacionados, usando palavras-chave e outros elementos como imagens. 

Essa técnica estimula a criatividade, a associação livre e a compreensão global do assunto estudado. Além disso, para pessoas visuais, os mapas mentais ajudam pela associação do conteúdo às cores utilizadas. 

Da mesma forma que os flashcards, os mapas mentais podem ser elaborados de forma manual ou de forma digital. 

Há diversos aplicativos na internet (a maioria funciona por assinatura) que permitem elaborar mapas mentais.

A primeira indicação digital é o Mindmeister: o site é bastante completo e permite a inserção de imagens e outros elementos nos mapas mentais.

Outra recomendação é MindMaster: é possível fazer o download do aplicativo para o computador e a maioria dos recursos não exige pagamento por parte do usuário. 

Anotações no método Kornell

O método Kornell é uma técnica de estudo que envolve testar a si mesmo durante o processo de aprendizado e, de forma bem simplificada, é um “resumo”. 

É uma abordagem mais ativa da aprendizagem que ajuda a fortalecer a memória e a retenção de informações.

Em uma folha de caderno ou mesmo no Word, a página deve ser dividida em título, anotações, perguntas e sumário. Veja o esquema abaixo. 

Na parte do título, é importante nomear a matéria ou assunto que será abordado. 

Em anotações, os principais pontos do assunto são abordados de forma resumida.

As perguntas devem ser inseridas na lateral esquerda da folha e devem ser perguntas que façam lembrar e pensar no assunto estudado. 

Ao final da folha, o estudante pode elaborar um resumo do conteúdo.  

Enfim, experimente essas técnicas de estudo e memorização para descobrir quais funcionam melhor para você. Lembre-se de que cada pessoa é única, portanto, é importante encontrar o método que se adapte ao seu estilo de aprendizado e às suas necessidades individuais.