Terceirização
O entendimento acerca da terceirização sofreu uma evolução doutrinária e jurisprudêncial ao longo dos anos. Apesar de atualmente o regramento sobre a terceirização ser a Súmula 331 do TST e, a Lei 6.019/74 (com as alterações promovidas pela Lei 13.467/2017 (Reforma Trabalhista)), relembra-se que a primeira tentativa de consolidação de jurisprudência sobre o tema foi a Súmula 256 do TST de 1986, atualmente cancelada.
Sobre a Súmula 256 do TST, é correto afirmar que:Maria é empregada terceirizada contratada pela empresa prestadora de serviços Alfa. Maria presta serviço de limpeza na empresa contratante Beta. Por conta de trânsito na cidade, Maria chegava frequentemente atrasada na sede da empresa Beta. Nesse caso, representante da empresa Beta advertia Maria todos os dias e exigia sua pontualidade, especificando suas atividades e fazendo requerimentos específicos a ela.
De acordo com a situação apresentada, responda:Mauro é empregado terceirizado e foi contratado em 15/11/2017 pela empresa prestadora de serviço Gama. Em 15/05/2019, a empresa Gama dispensou Mauro sem justa causa, pagando-lhe corretamente todas as verbas rescisórias referentes ao período de sua contratação. Em 16/05/2020 a empresa Gama deseja contratar Mauro novamente como empregado terceirizado.
Nessa hipótese, assinale a alternativa correta:
Quanto à legalidade dos contratos de prestação de serviços celebrados por órgãos públicos, considere:
I. A contratação irregular de trabalhador, mediante empresa interposta, não gera vínculo de emprego com os órgãos da Administração pública direta, indireta ou fundacional (art. 37, II, da CF/1988).
II. Não forma vínculo de emprego com o tomador a contratação de serviços de vigilância (Lei nº 7.102/1983) e de conservação e limpeza, bem como a de serviços especializados ligados à atividade-meio do tomador, desde que existente a pessoalidade e a subordinação direta.
III. O inadimplemento das obrigações trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiária do tomador dos serviços quanto àquelas obrigações, desde que haja participado da relação processual e conste também do título executivo judicial.
IV. A responsabilidade subsidiária do tomador de serviços abrange todas as verbas decorrentes da condenação referentes ao período da prestação laboral.
Está correto o que se afirma APENAS em
Deixe um comentário