Exercícios

Juiz do Trabalho Substituto (FCC) - 2015
Questão 1.

Em 03/05/2014, João José foi admitido pela Lava Rápido Prestadora de Serviços Ltda. para trabalhar como auxiliar de serviços gerais. Desde o início do contrato e durante toda a sua vigência, o empregado esteve lotado em uma escola municipal, localizada no Município de Longuinhos. Em 08/05/2015, João José foi dispensado sem justa causa, não recebendo o pagamento das verbas rescisórias. Também constatou que, ao longo do contrato, o seu empregador não depositou o FGTS e tampouco recolheu as contribuições previdenciárias. Inconformado, ajuizou ação trabalhista em face da sua antiga empregadora e do Município tomador dos serviços, pleiteando a responsabilidade subsidiária deste último e atribuindo à causa o valor de R$ 50.000,00.

Na audiência inaugural, o primeiro réu foi revel, comparecendo apenas o Município com defesa escrita e farta documentação para comprovar a fiscalização por ela efetuada. O juiz de primeiro grau proferiu a sentença em mesa, condenando ambos os réus, sendo o segundo a responder subsidiariamente, sob o único fundamento de que o inadimplemento por si só faz presumir a culpa em vigilando do tomador, a despeito dos documentos aduzidos aos autos.

Nesse caso hipotético, o instrumento processual adequado para impugnar a sentença de mérito perante o STF é o:

A
Recurso ordinário
B
Agravo de Instrumento
C
Reclamação Constitucional
D
Pedido de Revisão
E
Recurso Extraordinário
Técnico Judiciário – Área Administrativa (FCC) - 2017
Questão 2.
Compete ao Supremo Tribunal Federal julgar, em recurso ordinário:
A
O habeas corpus decidido em última instância pelos Tribunais Regionais Federais
B
O habeas corpus decidido em única instância pelos Tribunais Regionais Federais
C
O crime político
D
As causas em que forem partes Estado estrangeiro ou organismo internacional, de um lado, e, do outro, Município
E
As causas decididas, em única instância, pelos Tribunais dos Estados e do Distrito Federal quando a decisão recorrida contrariar tratado ou lei federal
Analista Judiciário – Escrivão Judicial (FGV) - 2015
Questão 3.
Contra a denegação de habeas corpus por tribunal superior prevê a Constituição da República remédio jurídico expresso, consistente em:
A
Recurso Extraordinário
B
Recurso Especial
C
Recurso Ordinário
D
Mandado de Segurança
E
Habeas Corpus
Analista Judiciário - Área Judiciária (FGV) - 2018
Questão 4.
O Juiz de Direito da Comarca Alfa proferiu sentença nitidamente contrária ao teor de súmula vinculante. À luz da sistemática constitucional, o meio adequado para cassar a referida sentença, com a consequente determinação de que outra seja proferida, é:
A
O recurso extraordinário ao STF
B
O recurso especial ao STJ
C
O recurso ordinário ao STJ
D
O recurso ordinário ao STF
E
A Reclamação ao STF
Analista Judiciário – Área Administrativa (FCC) - 2011
Questão 5.
Compete ao Superior Tribunal de Justiça julgar, em recurso ordinário,
A
O mandado de injunção, quando a elaboração da norma regulamentadora for atribuição de órgão, entidade ou autoridade federal, da administração direta ou indireta, excetuados os casos de competência do Supremo Tribunal Federal e dos órgãos da Justiça Militar, da Justiça Eleitoral, da Justiça do Trabalho e da Justiça Federal.
B
As causas decididas, em única ou última instância, pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos Tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territórios, quando a decisão recorrida contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência.
C
Nos crimes comuns, os Governadores dos Estados e do Distrito Federal, e, nestes e nos de responsabilidade, os Desembargadores dos Tribunais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal.
D
Os conflitos de atribuições entre autoridades administrativas e judiciárias da União, ou entre autoridades judiciárias de um Estado e administrativas de outro ou do Distrito Federal, ou entre as deste e as da União.
E
As causas em que forem partes Estado estrangeiro ou organismo internacional, de um lado, e, do outro, Município ou pessoa residente ou domiciliada no País.
Encontrou um erro?

Deixe um comentário

Escreva aqui seu comentário e ajude outras pessoas!
Josan Henrique Da Silva (01/08/2021)

A primeira questão tratou de sentença não cabe reclamação de sentença correto?

user avatar Ederson Santos Pereira Rodrigues (02/08/2021)

Olá Josan! A reclamação é cabível contra decisões judiciais ou administrativas, podendo ser até mesmo de 1º grau, desde que cumpra com os outros requisitos. No caso apresentado na questão 1, a decisão afronta diretamente um entendimento do STF em tese de repercussão geral. Por esse motivo, a reclamação é cabível.

Michelle Costa (07/07/2021)

Excelente