Exercícios

Existe uma versão mais nova desse curso. Nós recomendamos que você faça o novo curso Juizado Especial da Fazenda Pública.
Fim do Curso!
Questão 1.
Sobre o Juizado Especial da Fazenda Pública, a Lei n° 12.153/2009 dispõe que:
A
são processadas no âmbito do Juizado Especial da Fazenda Pública as execuções fiscais de até sessenta salários mínimos.
B
podem ser parte, no Juizado Especial da Fazenda pública, como autores, as pessoas físicas e as microempresas e empresas de pequeno porte, e, como réus, os Estados, o Distrito Federal, os Territórios e os MunicÌpios, bem como autarquias, fundações e empresas públicas a eles vinculadas.
C
É relativa a competência do Juizado Especial da Fazenda Pública nos foros em que estiver instalado.
D
É defeso aos representantes judiciais dos réus, no Juizado Especial da Fazenda Pública, conciliar, transigir ou desistir dos processos.
Questão 2.
Em matéria de Juizados Especiais da Fazenda Pública (Lei nº 12.153/09), assinale a alternativa INCORRETA:
A
A competência em raão do Juizado Especial da Fazenda Pública é absoluta.
B
As autarquias, fundações e empresas públicas vinculadas a determinado Município podem ser partes como réus nos Juizados Especiais da Fazenda Pública.
C
Nos Juizados Especiais da Fazenda Pública, não há prazo diferenciado para a prática de qualquer ato processual pelas pessoas jurÌdicas de direito público, salvo a interposição de recursos e a contestação.
D
Não se incluem na competência do Juizado Especial da Fazenda Pública, as ações por improbidade administrativa, mandado de segurança, desapropriação e as demandas sobre direitos ou interesses difusos e coletivos.
Questão 3.
Acerca do que estabelece a Lei dos Juizados Especiais da Fazenda Pública (Lei nº 12.153/2009), assinale a alternativa correta:
A
Inclui-se na competência do Juizado Especial da Fazenda Pública as ações de mandado de segurança.
B
Aplica-se a regra de prazos diferenciados para a prática de qualquer ato processual e para a interposição de recursos pelas pessoas jurídicas de direito público.
C
Os representantes judiciais dos réus presentes à audiência não poderão conciliar, transigir ou desistir nos processos da competência dos Juizados Especiais, mesmo havendo previsão legal do respectivo ente da Federação.
D
Nas causas de competência do Juizado Especial da Fazenda Pública, não se aplica a regra do reexame necessário.
Questão 4.
Sobre os Juizados Especiais da Fazenda Pública, instituídos pela Lei n.º 12.153/2009, É CORRETO afirmar:
A
Admite-se a atuação de juízes leigos nos Juizados Especiais da Fazenda Pública.
B
Nas causas sujeitas aos Juizados Especiais da Fazenda Pública haverá reexame necessário.
C
Os representantes judiciais dos réus presentes à audiência poderão livremente conciliar, transigir ou desistir nos processos da competência dos Juizados Especiais da Fazenda Pública, independentemente dos termos e hipóteses previstas na lei do respectivo ente da Federação.
D
Não haverá prazo diferenciado para a prática de qualquer ato processual pelas pessoas jurídicas de direito público, ressalvada a interposição de recurso contra a sentença, caso em que o prazo será contado em dobro.
Questão 5.
É proposição correta a respeito do Juizado Especial da Fazenda Pública:
A
Não se admite recurso especial ou extraordinário no âmbito dos Juizados Especiais da Fazenda Pública.
B
Não se admite, nos Juizados Especiais da Fazenda Pública, assim como no Juízo Comum, que o Estado realize transação, ante a indisponibilidade do interesse público.
C
Compete aos Juizados Especiais da Fazenda Pública processar e julgar causas de até 40 salários mínimos, incluindo execuções fiscais.
D
O Juiz poderá inclusive de ofício, deferir providências cautelares e antecipatórias no curso do processo, para evitar dano de difícil ou de incerta reparação.
Encontrou um erro?

Deixe um comentário

Escreva aqui seu comentário e ajude outras pessoas!