Conceitos Básicos do Excel
Serão abordadas algumas noções básicas sobre o programa Microsoft Excel 2016, o qual, nada mais é do que um editor de planilhas com diversas ferramentas, usado para diversos fins.
Interface do Backstage
Acima, está representado o backstage do Excel 2016. É a tela que aparece ao se abrir o programa. São itens do menu do Backstage (faixa verde da imagem):
- Informações
Nesta aba é possível encontrar as informações gerais sobre o arquivo no qual o usuário está trabalhando, além de opções para proteger, verificar e gerenciar a pasta de trabalho (o arquivo).
- Novo
Esta opção permite que o usuário comece a trabalhar em um novo arquivo (chamado de pasta de trabalho), que poderá ser iniciado em branco ou com alguma das opções pré-formatadas oferecidas.
- Abrir
Esta opção permite que o usuário abra um arquivo já existente de Excel (na memória do computador, na rede, no tablet, pen drive, etc.) para ler ou editar.
- Salvar
Salva o documento que está aberto no momento no lugar escolhido pelo usuário.
- Salvar como
Salva uma cópia do arquivo aberto no momento com nome passível de alteração e no local escolhido pelo usuário.
- Imprimir
Abre opções para imprimir o arquivo aberto no programa.
- Compartilhar
Permite compartilhar com outras pessoas o documento que está sendo trabalhado por meio de OFICCE 365 (memória virtual, nuvem) ou por e-mail.
- Exportar
Esta opção permite mudar o documento que está sendo trabalhado para outro formato (extensão diferente do padrão .xls).
- Publicar
Por meio dessa opção, é possível publicar o arquivo no Power BI ou outros serviços compatíveis.
- Fechar
Permite fechar o documento que está sendo trabalhado no momento. Documentos abertos em outras janelas do Excel permanecem abertos.
- Conta
Aqui é possível acessar a conta Microsoft do usuário e sincronizá-la com conta do One Drive, modificar o tema ou fechar sua sessão no programa.
- Comentários
Permite que o usuário faça comentários sobre o programa para a empresa do pacote Office.
- Opções
O usuário tem aceso às opções gerais do Excel, nas quais é possível alterar a forma de visualização do programa.
Interface do Excel
Acima está representada a interface da tela principal do Excel. É justamente o local onde será possível ler e trabalhar planilhas, assim como acessar as ferramentas disponibilizadas pelo programa. Abaixo, estão identificados os pontos enumerados na imagem.
- Barra de Ferramenta de Acesso Rápido
Aqui o usuário tem acesso a funções como Salvar e Desfazer.
- Barra de Título
Nome do arquivo (pasta de trabalho) que está aberto.
- Barra de minimizar, maximizar e fechar
Permite minimizar, maximizar ou fechar a janela aberta.
- Faixa de Opções
Aqui estão todas ferramentas para trabalhar em planilhas do Excel 2016. Essas ferramentas ficam dividas por tema nas seguintes abas (também chamadas de guias ou rebbons):
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Arquivo: leva ao backstage
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Página inicial: a mais usada
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Inserir
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Layout da página
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Formulas
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Dados
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Revisão
-
Exibir
Dentro de cada uma dessas abas, as ferramentas estão organizadas ainda em grupos, como, por exemplo, "Fonte" e "Alinhamento" na aba Página Inicial.
- Caixa de nome
Nesta caixa, é exibida a célula que está selecionada.
- Barra de fórmulas
Neste espaço, é possível ver as fórmulas, funções ou dados da célula selecionada.
- Planilha
Esta é a parte onde fica a planilha eletrônica disponível para ser trabalhada. Repare que, na parte inferior da tela, à esquerda, há uma pequena aba com o nome da planilha trabalhada ("Planilha 1" na imagem). Ao lado da pequena aba, há a opção com o símbolo Mais (+) para criar novas planilhas no mesmo arquivo (pasta de trabalho).
- Opções de exibição
Aqui o usuário pode selecionar como deseja exibir a planilha em que está trabalhando. O Layout de Página, por exemplo, mostra como o documento ficará quando for impresso.
- Zoom
Com esta ferramenta, é possível controlar o tamanho de exibição da planilha, ampliando ou diminuindo.
Elementos da Planilha
Todo o espaço branco e cheio de retângulos, conforme imagem acima, é chamado de planilha. Serão delineadas as partes que a compõem:
- Colunas
Faixa com letras que divide a planilha com linhas verticais. O Excel 2016 contém 16.384 colunas.
- Linhas
Faixa com números que divide a planilha com linhas horizontais. O Excel 2016 contém 1.048.576 linhas.
- Célula
A união da coluna com a linha é uma célula. Não os pontos de intersecção, mas os espaços criados entre eles. Cada célula tem um nome, que aparece na caixa de nomes, composto da linha e coluna a qual pertence, por exemplo: A1, A2, B1, B2, C1, etc. Uma célula no Excel 2016 aceita um conteúdo com até 32.767 caractereres.
Ctrl + Home: retorna o cursor para a célula A1 (a primeira da planilha).
Pasta de Trabalho
É o nome do documento do Excel. Inclusive, é o nome padrão de um novo arquivo do Excel, antes do usuário renomeá-lo. Ele remete à ideia de que um mesmo arquivo de Excel pode conter várias planilhas. Lembrando que, para criar mais de uma planilha, basta apertar a tecla Mais (+) na aba localizada no canto esquerdo e inferior da tela.
Dicas sobre o uso da tabela
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Para fazer um auto-ajuste da largura da célula: basta um duplo clique na borda da célula selecionada.
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Como replicar uma fórmula: posicionar mouse no canto inferior direito da célula com a fórmula e arrastar para as células que deseja que também contenham a fórmula.