Publicado em: 19/02/2024 por Caroline Antunes
Concurso Público Unificado
O Concurso Público Unificado (CPU) tem se destacado como uma promessa inovadora no cenário brasileiro, oferecendo uma oportunidade única para milhares de candidatos almejarem uma carreira estável e promissora no serviço público.
Esse modelo de concurso visa unificar os processos seletivos de diversos órgãos e entidades, simplificando procedimentos e proporcionando uma maior eficiência na gestão de recursos humanos.
As principais características do CPU são as seguintes:
- Abrangência nacional: o CPU engloba órgãos e entidades de diversos estados e regiões do Brasil, permitindo que candidatos de todo o país concorram a vagas em diferentes áreas e instituições.
- Unificação de processos seletivos: esse modelo de concurso unifica os processos seletivos de diferentes órgãos, o que simplifica os procedimentos tanto para os candidatos quanto para as instituições organizadoras. Isso significa que um único edital pode contemplar vagas em diversos órgãos, facilitando a gestão e reduzindo custos administrativos. Alguns participantes do CPU: Ministérios e Secretarias de Estado, Autarquias e fundações públicas, Empresas estatais, Instituições de ensino superior públicas, Agências reguladoras, Tribunais e poderes judiciários, Órgãos de segurança pública, Outras entidades da administração pública direta e indireta.
- Ampla oferta de vagas e cargos: o CPU oferece uma ampla variedade de vagas e cargos em diferentes áreas de atuação, proporcionando oportunidades para profissionais de diversas formações e especialidades.
- Estrutura diferenciada de prova: o CPU oferece diversos blocos temáticos de preferência do concurseiro e cargos dentro de cada um dos blocos temáticos. Os blocos temáticos são grupos de cargos que têm familiaridade nas áreas de atuação. De início, o concurseiro escolhe o bloco temático. Após a escolha do bloco, o concurseiro escolhe o cargo (podendo concorrer a todos os cargos dentro do bloco temático), e depois escolhe a ordem de preferência dos cargos que fazem parte do mesmo bloco temático. Como exemplo, o bloco temático 1 corresponde às áreas de Infraestrutura, Exatas e Engenharia. Se o concurseiro optar por esse bloco, poderá escolher dentre cargos que estão inseridos nesse bloco, sendo possível concorrer para todos os cargos.
As provas ocorrerão em Maio de 2024 e a banca organizadora é a CESGRANRIO.
Exame Nacional da Magistratura
O Exame Nacional da Magistratura, também conhecido pela sigla ENAM ou ENAMA, integra uma inovação no processo seletivo realizado no Brasil para ingresso nas carreiras da magistratura (Magistratura Estadual, Federal e Magistratura do Trabalho). Especificamente, a nova prova unificada será utilizada como uma das etapas para seleção de candidatos que desejam se tornar juízes.
Esse exame será organizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) em parceria com os Tribunais de Justiça Estaduais e/ou Tribunais Regionais Federais. O ENAMA tem como objetivo avaliar os conhecimentos e as habilidades dos candidatos, tanto teóricos quanto práticos, necessários para exercer a função de juiz de forma competente e ética.
As principais características do ENAM são as seguintes:
- Abrangência nacional: o ENAM será aplicado nacionalmente e de forma simultânea.
- Caráter Eliminatório: o ENAMA é um exame que possui caráter apenas eliminatório, ou seja, não serve como critério classificatório para os candidatos, mas apenas para eliminar aqueles que não atingirem a nota mínima necessária para aprovação. Para ser aprovado no ENAM, é necessário obter ao menos 70% de acertos nas questões.
- Eliminação de candidatos inaptos: aqueles que não alcançarem a nota mínima exigida serão eliminados do processo seletivo, não podendo prosseguir para as etapas subsequentes.
- Estrutura diferenciada de prova: a prova objetiva conterá 80 questões, distribuídas entre Direito Constitucional, Administrativo, Processo Civil, Civil, Empresarial, Penal, Formação Humanística e Direitos Humanos.
As primeiras provas ocorrerão em Abril de 2024 e a banca organizadora é a FGV.